Instalando o Gentoo

Instalando o Gentoo linux from liquuid on Vimeo.

Nesse video mostro a instalação do gentoo linux atraves do stage3 . Mostro como particionar e formatar a partição, instalar o stage3 , atualização do sistema, configuração e instalação do kernel , compilação , instalação e configuração do grub e outros aspectos do sistema.

Bonus : Mostro uma técnica de como recuperar senhas de root de sistemas já instalados.

Errata : Errei, emerge world não atualiza a base do sistema, mas sim TODOS os programas instalados via emerge. O meta pacote para a base do sistema é system.

31 comentários

  1. Pingback: Fernando (liquuid) 's status on Sunday, 26-Jul-09 12:02:46 UTC - Identi.ca
  2. Tales A. Mendonça disse:

    Muito bacana!!

    Toda contribuição para o software livre é boa. Meus parabêns!

  3. Tales A. Mendonça disse:

    Você poderia colocar um link para baixar o vídeo.

  4. Pingback: Fernando (liquuid) 's status on Tuesday, 28-Jul-09 15:38:05 UTC - Identi.ca
  5. Daniel Gianni disse:

    Prezado ex-presidente Fernando Henrique (rsrs) é com muito prazer que recebo esse RSS com mais uma contribuição sua para a nação brasileira do Brasil kkk valeu mesmo.

  6. liquuid disse:

    Espero contribuir ainda mais

  7. João Felipe disse:

    O video rolando e Mercyful Fate ao fundo!!!!! Muito bom!

  8. liquuid disse:

    Vantagens e desvantagens de se morar em frente a uma loja de CDs de Heavy Metal 🙂

  9. liquuid disse:

    Acho que alguém não gostou do vídeo, deixo aqui dados do cara que fez o comentário :

    ——————————-
    :: Additional Technical Data ::
    ——————————-

    Page Referrer: http://br-linux.org/2009/video-mostra-instalacao-do-gentoo/

    Comment Processor Referrer: http://www.liquuid.me/2009/07/26/242/

    User-Agent: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-BR; rv:1.9.0.12) Gecko/2009070611 Firefox/3.0.12

    IP Address : 200.137.194.118
    Remote Host :
    Reverse DNS : h200137194118.ufg.br
    Reverse DNS IP : 200.137.194.118
    Reverse DNS Authenticity : [Verified]
    Proxy Info : No Proxy
    Proxy Data : 200.137.194.118
    Proxy Status : FALSE
    HTTP_ACCEPT_LANGUAGE : pt-br,pt;q=0.8,en-us;q=0.5,en;q=0.3

    HTTP_ACCEPT: text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8

    IP Address Lookup: http://www.dnsstuff.com/tools/ipall.ch?ip=200.137.194.118

    Ele usa windows mas deve ser gente boa. 🙂

  10. Luis Macedo disse:

    Porra liquuidão! Que prazer em ver um post seu no br-linux cara! Me remeteu ao tempos lá da Fisica! huahuahuahua

    E você me faz um post destes logo agora que depois de 8 anos usando Gentoo abandonei a distro! (fiquei preguiçoso e mudei pro Ubuntu)
    (mas já sinto saudes do bom e velho emerge)

    Abraços e tudo de bom!

  11. Leandro Sales disse:

    Opa! você pode me dizer qual software você utilizou para fazer esse vídeo? ficou muito irado. Legal também que sempre é mostrado a região onde está o mouse. Se você puder explicar como foi feito, eu agradeço.

    Parabéns pelo vídeo! Eu sou usuário gentoo e achei muito legal!

    []s
    Leandro.

  12. demetrius disse:

    BLZ o video mas Tá MUITO mal enquadrado! não dá pra ver os comandos que vc tah dando…

  13. Arthur disse:

    mto massa o video ai cara, qual o software que tuh usou pra gravar o video? achei mto massa tb, se puder falar e explicar como foi feito seria massa…

    Valeus

  14. id disse:

    rapaz, que programa vc usou pra fazer a captura? lembro q vc disse q os de linux naum seguiam o ponteiro do mouse

  15. liquuid disse:

    Hahaha e ai Luis, eu tb abandonei ela no ano passado , mas acredito que essa distro seja uma baita ferramenta para quem quer aprender linux de verdade.

  16. liquuid disse:

    O problema foi na hora da conversão que mudou o enquadramento sem me avisar, mas pelo que eu vi são poucos comandos “invisiveis” … Mas valeu o toque, vou tomar mais cuidado da próxima.

  17. liquuid disse:

    Arthur, Leandro … pra gravar fiz uma baita gambiarra.

    Rodei o gentoo em uma virtuabox já que os programas de captura do linux só funcionam no X. Como o virtualbox não tem captura de vídeo como no VMware . Gravei o vídeo do meu notebook ,que é um mac … no linux o mic não funcionou, e como estava sem tempo usei o OSX mesmo. Usei um programa de Mac OSX chamado iShowU, que é proprietário e me custou 20 dolares (bem pagos, gostei bastante).

    Infelizmente não encontrei para linux uma forma de captura de tela que segue o mouse, e tb não consegui fazer a captura de áudio funcionar no meu notebook em linux… lamentavel, mas não vi outra forma de se fazer.

    Para linux, eu recomendo muito um software chamado RecordMyDesktop , ele não segue o mouse,mas de resto é perfeito, normalmente uso ele em minhas gravações, mas dessa vez não foi possível.

  18. Miguel disse:

    Muito obrigado pelo tutorial… Já tenho algo para fazer nestas férias.

    Gostaria de entrar em contacto consigo. Como poderei fazê-lo? pode mandar um mail como devo entrar em contacto consigo ou um comment em meu blog?

    aguardo novidades.

    1 abraço

  19. Meu email é liquuid em liquuid ponto net

  20. Evandro disse:

    Acho que o zezao ficou um pouco indignado
    hauhauhauaha

    te conta
    a primeira instalação do linux que fiz foi o gentoo stage3 de 2005
    huahauhauah
    imprimi o handbook, arrumei um livro de linux e definivamente aprendi em alguns meses
    otima distribuição para aprender a fundo sobre o linux (e coloca fundo nisso).
    hoje digo que graças a essa data tenho meu trabalho e meu caminho a seguir, sou analista de segurança com muita felicidade

    ate

  21. Hélio Nunes disse:

    O vídeo está ótimo e me lembrou meus tempos de Gentoo. Mas, sabe, a instalação não é o maior problema da distro. O manual é muito bem feito e achei simples instalar desde o stage1. O grande problema do Gentoo para mim é ecológico… Para realmente aproveitar as qualidades do Gentoo — ou seja, modificar as opções de compilação, linkagem etc. para que se adequem perfeitamente à sua máquina, fazer patches vapt-vupt, e conhecer melhor seu sistema operacional — é necessário compilar tudo na instalação, desde o stage1, e cada um dos programas a cada atualização. Minha máquina estava sempre trabalhando pesado, ligada todo o dia, gastando muita energia. Não sei se o custo (pessoal e social) vale o benefício… Mas boa iniciativa.

  22. liquuid disse:

    Cara … não tenho palavras pra descrever o quanto eu ri do seu comment 😀 Gentoo é anti-ecológico, não posso discordar ! Volte sempre 😉

  23. Binho Mga disse:

    mas depois que li sobre o gentoo achei o que eu precisava.
    Ajudo bastante seu video. E apesar de ser uma instalacao
    nao ficou um video cansativo ainda dei varias risadas
    Mesmo assim, ao instalar o gentoo vi que eu nao entendia muita coisa de linux. Demorei 4 dias pra instalar devido ha uns probleminhas com a placa de rede. e depois com o xorg que mudo a config pro hal e eu nao sabia =/ mas ficou melhor.
    Mas como vc disse ta tudo instalado so falta o resto =DD
    Sera que eu compilo o kde4 tbm? ehauehau vlw

  24. Tales disse:

    Opa!!, deois pode remover esse comentário. Só queria saber como que vc fez para não aparecer um cadeado no seus videos..

    Eu fiz um cadastro no vimeo e enviei um video, ele está aparecendo como um cadeado no meu site, sabe como resolver isso?

    Abraços!
    tales.linuxhard.org

  25. liquuid disse:

    Oi Tales, não faço idéia do que esta falando. Mas certamente existe um sistema no vimeo para bloquear videos embed, talvez seja isso, olhe as configurações do vídeo.

  26. Wellinton Silva disse:

    amigo, curti mto seu video aqui, foi graças a ele que consegui instalar o gentoo, mais queria saber se vc pode me dar umas dicas, queria instalar o gentoo em modo grafico, se não pedir de mais, se vc me manda-se os comando no meu email, ou o que tenho que fazer, dai eu pesquiso o resto te + e coloca mais video ai pra nois.

  27. liquuid disse:

    Te recomendo o sabayon linux, e o gentoo pré-cozido, e todo automático, uma mão na roda.

  28. ROBISON DE MARATAÍZES - ES disse:

    Muito bom o vídeo, estou tentando instalar o gentoo (amd64 num intel 64 e somente ontem aprendi que tem que colocar -march=nocona” depois de vários erros). Já tem uns 7 dias que eu estou tentando.

    Acredito que com seu vídeo será mais fácil.
    Valeu!!!

  29. Tales A. Mendonça disse:

    Olá, pode colcocar -march=native, assim serve para todos e é o recomendado.

    Dê uma olhada!!

    http://tales.linuxhard.org/blog/instalando-o-gentoo-partindo-do-stage-3-passo-a-passo/

    Abraços!

Os comentários estão encerrados.