Mimimi contra o google

Acho engraçado como alguns  intelectuais da web estão de “mimimi” contra o google , chamando ela de monopolista, atentando contra a privacidade.

Ora bolas, em 2000 eu ouvia o mesmo mimimi, mas era sobre o windows ! todo mundo chorando por causa do monopólio da microsoft ! Só que quem alimenta os monopólios é o consumidor ! Sempre existem alternativas, mais viaveis ou menos viaveis , vai do consumidor sair do papel de vítima e usar alternativas.

google-dr-evil

Quando eu comecei a reduzir a importância do google na minha vida digital, hoje resumida basicamente ao buscador, analitics e o rss reader ,fui ridicularizado e chamado de radical , agora tá todo mundo fazendo mimimi. O email do google não é essa maravilha toda, só percebe isso quem está disposto a mudar, ele é lento, não ordena mensagens de forma inteligente ou customizavel, o imap não funciona direito etc…

O email do Yahoo ou mesmo um roundcube bate o gmail em vários pontos… O buscador agora tem concorrentes, desde o lançamento do Bing não faz mais tanto sentido usar exclusivamente o google, ele é tão bom quando o google e tão ruim quanto o google.

Pra não usar Gtalk, tem jabber, apesar do google não respeitar muito o protocolo XMPP (tenho vários problemas com o google no meu servidor Jabber) , da pra conversar com usuários do serviço do google. Enfim, entregar sua vida digital para o google não é obrigação, é opção ! É cool usar o google pq o google é uma empresa cool … Por isso gosto da Microsoft e da Apple, elas não escondem seu jogo.

3 thoughts on “Mimimi contra o google

  1. Rafael Evangelista

    Cara, não é uma questão só de escolha do usuário. Era assim com a MS também, não? Sempre bastou usar outra coisa. A questão é que se tem um “monopólio” no lugar de outro. Só que, para esse novo, as mesmas pessoas que vivem pedindo liberdade tem fechado os olhos.
    De qualquer forma, acho que o problema tem sido mal colocado, a questão não é a tal ameaça a privacidade e bla bla bla. O problema me parece ser mais que a Google prejudica, de maneira diferente, o modelo livre, principalmente pela virtualização dos serviços. Mas ela é só o carro-chefe de um modelo.

    Mas me diz uma coisa q fiquei curioso: pq liquuid is not a nerd?

  2. liquuid Post author

    Tá peguei seu ponto, mas acho que a solução é a mesma , evitar entregar de bandeija toda a vida digital para uma única empresa.

    Putz, esse foi um título provisório que acabou ficando… Um dia eu mudo.

  3. Chris Benseler

    Concordo MUITO com o seu ponto de vista…
    Quem está de “mimimi” que se preocupe em conhecer outras soluções e mostrar pros demais as mesmas – eu mesmo consegui fazer meu pai usar Google Docs ao invês do Office, usar o Firefox ao invés do IE, etc…
    Porque, quem não está de “mimimi”, não está nem preocupado e vai sempre escolher o mais prático a ele, pois está na zona de conforto.

    []s!

Comments are closed.